AVISO:

A atualização dos links esta sendo realizada. Maceió 12/04/2016.

Não tenho fins lucrativos com a reprodução dos link's aqui postados,as imagens são utilizadas como uma forma de publicidade para o portal ficar mais dinâmico e caso tenha alguém que seja contrario ou se sinta prejudicado entre em contato conosco que o link será excluído imediatamente.

Atenciosamente EVERTON BATISTA

CONTATO: everton_peppers@hotmail.com

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

REPORTAGEM: Seminário aponta perspectivas e problemáticas da cultura popular e afroalagoana


‘Múltiplos Olhares’ proporcionou durante quatro dias uma intensa discussão envolvendo estudantes, artistas, mestres e pesquisadores    

Daniel Maia – Jornalista


No período de 25 a 29 de Agosto, os alagoanos tiveram a oportunidade de participar do seminário Múltiplos Olhares, que abordou a cultura popular e afroalagoana cujo tema foi Gestão, Políticas Públicas e o Fazer Cultural em Alagoas. O encontro foi aberto na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e teve sequencia em recintos artísticos e religiosos da cidade.

Estiveram reunidos estudantes, professores, membros de entidades e instituições que representam a vivência cultural afro-periférica no Estado. Foram discutidas as perspectivas para o crescimento da visibilidade cultural em Alagoas e os impasses que dificultam a difusão da cultura popular.


Ao longo do evento um dos debates mais fomentados foi a diferenciação do conceito de cultura popular para folclore. O sociólogo Edson Bezerra levantou essa discussão ao referir-se a esse ponto como um dos desafios para o reconhecimento da cultura local. Segundo o docente, a palavra folclore remete a um significado que estigmatiza e fantasia modos de vivência tradicional de um povo.


Ainda na opinião de Edson, a cidade de Maceió é caracterizada pela exclusão e a impossibilidade de junção entre a cultura oriunda da periferia e os locais considerados centros da cidade.


“Infelizmente Maceió foi estruturada para exclusão social”, afirma Bezerra, ao questionar as condições de assistência artística, e complementa:


“existe uma Maceió que poucas pessoas conhecem, mas a cultura fica impossibilitada de ser divulgada porque a própria estrutura sistemática da cidade não favorece a inclusão. Isso a começar pela questão do deslocamento, no qual o povo tende a se render a horas de espera pelo transporte, e o alto valor das passagens”, frisou.


Os espaços de discussão tiveram prosseguimento nos dias 27, 29 e 30 de Agosto. Os participantes que se fizeram presentes em 50% do evento receberão certificados. Este evento foi realizado pela Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (SECULT-AL) e teve o apoio dos grupos com atuação sociocultural e artística de Maceió como a Associação dos Folguedos Populares da Zona Sul, Associação Alagoana de Hip, Hop Guerreiros Quilombolas, Amigos do Mar (Vila Emater), Afoxé Oju Omin Omorewá, Abassá de Angola de Oyá Igbalé, Arca da Cultura Popular, Ilê Axé de Oxum Pandá, Projeto Cine OLHO VIVO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário