AVISO:

A atualização dos links esta sendo realizada. Maceió 12/04/2016.

Não tenho fins lucrativos com a reprodução dos link's aqui postados,as imagens são utilizadas como uma forma de publicidade para o portal ficar mais dinâmico e caso tenha alguém que seja contrario ou se sinta prejudicado entre em contato conosco que o link será excluído imediatamente.

Atenciosamente EVERTON BATISTA

CONTATO: everton_peppers@hotmail.com

terça-feira, 29 de setembro de 2009

REPORTAGEM: Artistas e secretaria traçam novos rumos para o combate à criminalidade

O auditório da Prefeitura no Jaraguá lotou em reunião que discute a prevenção da violência em Maceió

Daniel Maia

Representantes de grupos e organizações culturais de Maceió participaram no dia 26 de Setembro de uma audiência com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania, realizada na sede da Prefeitura Municipal no bairro do Jaraguá.

A sessão faz parte do Plano Integrado de Promoção ao Direito Humano à Segurança – Maceió Mais Segura – e foi conduzida pelo secretário Pedro Montenegro para discutir a origem do agravamento da violência na cidade. Foram apresentados dados que colocam Maceió como a capital mais violenta do estado levando em consideração 20 anos atrás. Na discussão foram relacionados também os impactos e a relação direta do consumo de drogas com a propagação da violência.

Entraram em pauta as deficiências da aplicação do Pronasci – Programa Nacional de Segurança Cidadã – nos bairros do Benedito Bentes e Jacintinho, considerados territórios da paz. O desconhecimento em relação à coordenação geral do programa levantou críticas de líderes comunitários e de entidades presentes.

Após os relatos sobre as causas e as conseqüências da violência, ficou em consenso entre as entidades que a cultura e a educação são pilares fundamentais para a redução da criminalidade, portanto se fazia necessário o investimento em projetos comunitários e culturais dentre eles: bibliotecas comunitárias, oferecimento de esportes, fabricação de artesanatos, oficinas literárias e atividades musicais nas comunidades zonas de vulnerabilidade. Além das propostas, foi anunciado pelo secretário Pedro Montenegro um investimento oriundo da CAIXA que em consonância com a prefeitura pretendem incentivar a cultura na cidade.

Fizeram-se presentes: representantes do Quintal Cultural (Bom Parto), Núcleo Cultural da Zona Sul (Vergel), Folguedos Axé Zumbi, Coletivo Afro Caeté, ONG Mulungu, Banda Resistência, Vibrações, Guerreiros Quilombolas, Orquestra dos Tambores, Baque Alagoano Centro de Estudos e Pesquisas Afro Alagoano (Quilombo/Jacintinho), Movimento Sou Artista, Luto, da Associação Alagoana de Karatê de Combate, Amajar (Jaraguá), Associação Jardim Alagoas, Fucal, Posse Atitude Periférica (DJ Paulo/hip-hop), Cia Hip-Hop, Associação Leão Branco, Cepec/Benedito Bentes, Ildete a Tia do Reggae/Feitosa, o artista plástico Achiles Escobar e o cordelista Jorge Calheiros.

A próxima reunião está marcada para o dia 10 de Outubro na sede da Semdisc (Praça Sinibu - Centro), terá como objetivo dar continuidade a sistematização das propostas através da criação de um Grupo de Trabalho (GT). O espaço conta com a participação de artistas, líderes comunitários, educadores, entidades ligadas à cultura e a sociedade civil organizada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário